Arthur Maia leva debate sobre terceirização ao TST

O deputado federal Arthur Maia (PMDB/BA), relator do projeto de lei 4330/04 que trata da regulamentação da terceirização dos serviços no país, considerou extremamente produtiva a audiência pública realizada nesta sexta-feira,  pela Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado João Carlos Bacelar PTN/BA), e que tratou que  da situação das empresas terceirizadas que atuam no extremo sul da Bahia na área de papel e  celulose.

“ Atualmente não existe nenhuma lei que regule a terceirização em nosso país e esse é um tema que o Brasil não pode mais se furtar de discutir”, disse o parlamentar lembrando que os problemas que estão ocorrendo com as empresas terceirizadas do Extremo Sul baiano acontecem devido a falta de leis reguladoras do serviço terceirizado que engloba hoje no país cerca de 12 milhões de brasileiros.

Ele já agendou uma reunião entre os representantes das empresas e poder público da  região com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Carlos Alberto Reis de Paula, para a próxima quarta-feira  (18) em Brasília, mesmo dia em que haverá no plenário da Câmara Federal uma audiência pública  para discutir o assunto antes de sua aprovação por aquela casa legislativa prevista para as próximas semanas.

A audiência  atraiu representantes das terceirizadas e dos trabalhadores que prestam este tipo de serviço nas empresas de papel e celulose da região extremo sul pois o Ministério Público do Trabalho (MPT) alega que teria ocorrido terceirização ilegal, a partir da contratação de outras empresas para produção de mudas, atividades de silvicultura, plantio e colheita de eucalipto o que acarretaria cerca de 4 mil demissões.

Apreensivos os trabalhadores,  que vivem e trabalham no extremo sul do Estado, tem realizado  audiências  também  no município de Teixeira de Freitas para discutir o assunto.  Presentes à audiência de hoje o prefeito do município de Nova Viçosa, Marvio Lavor e o presidente da Câmara Municipal Rogério Benjamin;os presidentes das Câmaras Municipais dos municípios de Mucuri, José Fontoura e de Teixeira de Freitas, Ronaldo Baitacão, além de outras lideranças, trabalhadores e empresários. Também debateram o problema  Wilson Andrade da ABAF/FIEB ( Associação Baiana das Empresas de Base Florestal) e Igor Carpegianni da AEPSES ( Associação de Empresas Prestadoras de Serviço).

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário