Passado, mais uma vez, o perigo da revolução, vamos ser brasileiros de novo

gaucho

Passou o perigo! Todo dia 20 de setembro fico com medo que arrebente uma ‘rebolução’ no Rio Grande do Sul, que  seja refundada de novo a República do Piratini, tal o entusiasmo da gauchada. Eu, que plantei morada nessas chapadas cerradeiras de Goiás e Bahia desde fevereiro de 1980, estremeço de que a gauchada se ‘arrevolte’ e declare a nova pátria.

Como eu iria explicar nas novas fronteiras que um dia fui gaúcho, que nasci nos pagos ondulados da Cruz Alta, logo eu, com esse meu cabelo pichaco – o que resta – e pele morena? Acho que hoje tem mais gaúcho fora do Rio Grande do que no próprio Estado. E como já ouvi o maior gaiteiro do mundo, o Borghettinho, dizer: esses separatistas são todos uns babacas. 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário