Hoje, quarta prova da etapa Centro Oeste do Campeonato de Voo a Vela

clique na imagem para ampliar ou visite o Online Contest
clique na imagem para ampliar ou visite o Online Contest

Aconteceu hoje, em Luís Eduardo, a quarta prova da etapa Centro Oeste do 55º Campeonato Brasileiro de Voo a Vela, realizado com provas diárias desde o dia 30  com mais de 30 pilotos, das classes Open (planadores grandes de alta performance),  Racing e Olímpica. Aprendendo com os veteranos, estão grande número de pilotos aprendizes e recém brevetados, que participam como auxiliares das equipes principais.

Conforme os registros até as 20h30m do site Online Contest (veja print do site, acima), 13 dos vôos dos participantes do campeonato foram classificados como os melhores do mundo no dia de hoje, com até 618 km de voo sem o uso de motor.

Celso Vilarinho e o piloto Luís Roberto Formiga, do aeroclube de Tatuí (SP), disputam a ponta na classe Racing. Os dois voam em planadores Jantar Standard, de fabricação polonesa, de médio porte, com cerca de 140 litros de água como lastro, com razão de planeio de 1:38 ( perdem um metro de altitude a cada 38 metros percorridos) O lastro de água é colocado nas asas antes da decolagem para oferecer maior velocidade, aumento a carga alar e melhorando a penetração da aeronave na massa de ar, assim como um carro carregado oferece maior velocidade, ao desengatar a marcha em um declive. Antes do pouso, o piloto alija o lastro.

O Standard Jantar em vôo
O Standard Jantar em vôo

Os planadores da classe Open tem superfície alar maior, melhor razão de planeio e usam também lastro em maior quantidade. Na imagem abaixo, a imagem do GPS do piloto Celso Vilarinho, no dia de hoje.

A etapa final do 55º Campeonato vai do dia 5 a 12 deste mês, sempre partindo do novo aeroporto de Luís Eduardo Magalhães.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário