Vai começar o 1º Encontro Regional de Cultura

Encontro Regional de Cultura do Oeste da BahiaO presidente da Associação Barreirense de Letras (ABL), Luiz Gonzaga Pamplona e o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Pracinha Eurípedes confirmaram participação no I Encontro Regional de Cultura, que acontece nesta sexta e sábado, 04 e 05 de outubro em Luís Eduardo Magalhães. Eurípedes, natural de Barreiras, defendeu o país na 2ª Guerra Mundial na Batalha de Monte Castelo na Itália em 1945 e ministra palestra no sábado, 05, as 15h no auditório da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF).

A ABL além de um estande com livros escritos por autores da Região Oeste participará da caminhada cultural que abre o evento, a partir das 17h desta sexta-feira. A caminhada sairá de frente à Escola José Cardoso de Lima, contornando a Praça Sérgio Alvim Motta, pela Rua Castro Alves, subindo pela Rua Pará até a Rua José Cardoso de Lima e retornando à Praça Matriz pela Rua Pará.

A caminhada contará com a presença das delegações dos municípios de Barreiras, São Desidério, Muquém do São Francisco, Riachão das Neves, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Baianópolis, Catolândia e o município sede, Luís Eduardo Magalhães.

A abertura oficial está prevista para as 20h30, também na Praça Sérgio Alvim Motta com a presença do prefeito Humberto Santa Cruz, também presidente da União dos Municípios do Oeste (Umob), organizadora do evento e da secretária de Cultura e Turismo de Luís Eduardo Magalhães, Jane Schlosser.

Haverá estandes para os municípios participantes, exposição de artesanato, culinária, além de apresentações de dança, música e folclore regional.

No sábado, 05, ocorre o lançamento do livro “A Guerra dos Criativos” do jovem escritor de Luís Eduardo Magalhães, Alec Silva, de 22 anos. Alec foi aluno da rede municipal de ensino do município e também é autor de Zarak, o Monstrinho de 2010. Fã de Monteiro Lobato, o jovem escritor é o precursor do gênero autobiografia fantástica na região. Também no sábado será apresentado o Projeto Literário Criando Mundos Através por Meio das Letras.

Programação – Além das apresentações culturais no palco que será montado na Praça Sergio Alvim Motta, na manhã do sábado serão realizadas palestras no auditório da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF). Uma das presenças confirmadas é da historiadora Ignez Pitta que falará sobre a história dos municípios da região. O maestro David Monteiro responsável pela criação da Orquestra Filarmônica de Luís Eduardo Magalhães é outra palestra confirmada, bem como o maestro Natan Paes do Carmo, da Lira Angicalense de Angical. A tarde haverá apresentação dos Mestres Griots, de Formosa de Rio Preto e a palestra com o Pracinha Eurípedes.

Para a secretária de Cultura e Turismo de Luís Eduardo Magalhães o objetivo deste I Encontro Regional de Cultura é estimular as manifestações culturais da região. “Acreditamos que este primeiro encontro seja uma boa oportunidade de promovermos e divulgarmos o que de mais importante acontece na cultura local”, explica, ressaltando que o encontro servirá também como forma de integração entre os municípios da região.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário