
Mais de 30 pilotos completam hoje a última prova do Campeonato Brasileiro de Planadores, composta de duas etapas, a primeira delas a do Centro Oeste, também realizada em vôos sem motor sobre as planícies e escarpas do Oeste baiano. As correntes térmicas favorecidas pelas terras aradas, pelo calor e a segurança de poder pousar fora da pista do aeródromo municipal, além de um grande número de pistas alternativas em fazendas fizeram com que a região fosse eleita pelos pilotos como a que melhor proporciona.

Agora se planeja trazer os melhores pilotos do mundo para a realização de uma etapa mundial de volovelismo. Ontem mesmo, o piloto Cláudio Eduardo Schimidt, do Aeroclube de Rio Claro, realizou o melhor vôo do mundo conforme o site Onlinecontest.org, voando 596 km com seu planador Ventus. Como ele, 18 outros pilotos se classificaram entre os 20 melhores vôos do mundo, num complicado sistema de handicap que iguala os aparelhos das classes Open, Racing e Olímpica. Segundo organizadores, o 55º Campeonato trouxe quase R$1 milhão de renda para a cidade, entre serviços e comércio em geral.
O prefeito Humberto Santa Cruz, que será o homenageado na prova de hoje, é um dos mais entusiasmados pela fixação, em Luís Eduardo, de um polo de volovelismo e diz que vai usar de todos os esforços para trazer uma etapa do campeonato mundial, provavelmente na primavera de 2014. Fotos de Luís Carlos Nunes e do veterano piloto Celso Vilarinho, instrutor e um dos mais experientes no esporte.



