Jovens da comunidade Cerradão conhecem programa de prevenção contra as drogas da Polícia Militar

drogas

Texto e fotos de Luciana Roque

É melhor prevenir do que combater. Com essa frase os policiais militares Neiva e Sérgio do 10º Batalhão da Polícia Militar iniciaram um bate papo com os alunos de 6ª a 8ª séries do ensino fundamental da Escola Municipal Adroaldo Fernandes Moraes, no Cerradão, município de Barreiras, na manhã de quarta-feira, 30.

O risco do consumo de drogas lícitas ou ilícitas ronda as famílias e os adolescentes são os mais vulneráveis. Afinal, essa é uma fase de crise e descoberta da própria identidade, na qual muitos contestam os modelos vigentes e se distanciam da família. Surge a insegurança, a timidez, a curiosidade pelo que é proibido. Tudo isso pode acabar levando ao uso de drogas – na ilusão equivocada de diminuir a timidez, ser aceito nos grupos, ganhar status.

drogas 2

Atendendo ao convite da Coordenadora Geral da Prefeitura de Barreiras, Duda Pompeu e da diretora da Escola Municipal Adroaldo Fernandes Moraes, Carlene Moura, o 10º BPM apresentou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD para cerca de 90 alunos e funcionários da escola. Estavam presentes também o Capitão Quesado da CIPE-CERRADO, o Tenente Franciel, o Coordenador da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social, João Luís Souza Filho. Logo após o café da manhã os palestrantes explanaram sobre os perigos do consumo, os tipos de drogas, seus efeitos no organismo, os problemas para a sociedade e a importância de um projeto de vida construído a partir da identidade de cada um e dos valores sociais.

Os alunos observaram atentamente e participaram do evento com entusiasmo, tirando dúvidas e dando sugestões.

O PROERD foi iniciado nos Estados Unidos e diversos países copiaram a ideia. Em Barreiras e região há cinco anos que o programa é levado aos jovens em situação de risco, trabalhando com a prevenção, alertando para as armadilhas e perigos que envolvem o consumo de drogas, seja elas lícitas ou ilícitas.

focus2014

 

anuncio_shopping_parque_oeste_jornalexpresso 2

Algodoeira 130823_Blog

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Jovens da comunidade Cerradão conhecem programa de prevenção contra as drogas da Polícia Militar”

  1. Parabéns á Duda Pompeu pela iniciativa de trazer essa conscientização para a comunidade e ao 10ºBPM por preparar essa palestra maravilhosa!

Deixe um comentário