Nove mortos, 65 feridos, nas estradas da Bahia neste feriadão.

A operação Proclamação da República 2013, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, registrou este ano um aumento de 27% no número de acidentes nas estradas federais que cortam o estado. Apesar do aumento de casos, houve redução de 13,5% na quantidade de vítimas fatais em relação à 2012. Segundo levantamento da PRF, nos quatro dias – quinta-feira (14) a domingo (17) –, foram 124 acidentes, com nove mortos e 65 feridos. No ano passado, de quarta (14) a domingo (18), a polícia registrou 122 acidentes, com 13 mortos e 68 feridos.

Ainda conforme o balanço, foram fiscalizados 4.945 veículos e 5.548 pessoas. Nos quatro dias da ação, que também marcou o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, a PRF realizou 1.203 testes com o etilômetro. Vinte e seis condutores foram flagrados alcoolizados, o que configura uma infração gravíssima, com multa de R$ 1.915,40. Destes, quatro motoristas também foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária, onde terão que responder a processo criminal. A condenação pode chegar a três anos de prisão, por crime de embriaguez no trânsito.

A PRF intensificou também o combate ao excesso de peso em todo estado, conseguindo flagrar mais de 127 toneladas de excesso, o que representou 286,73% de aumento em relação à Operação 2012.

banner 500

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário