MAPA declara emergência fitossanitária também em Mato Grosso

O Ministério da Agricultura declarou estado de emergência fitossanitária também em Mato Grosso. A decisão, que autoriza o uso de agrotóxicos não aprovados no Brasil para combater a lagarta Helicoverpa armigera, foi publicada em uma portaria no “Diário Oficial da União” de ontem, com vigência de um ano.

A medida já tinha sido adotada em relação ao Oeste da Bahia, no último dia 4. A extensão do mesmo tratamento ao Mato Grosso pode mostrar uma nova tendência. Inicialmente, o decreto presidencial que autorizou o ministério a declarar situação de emergência previa que algumas regiões fossem atendidas. Agora, diversos Estados pleiteiam o mesmo tratamento e devem ser atendidos.

Com isso, o plano inicial do governo de combater uma praga exótica pode se transformar em um “descontrole” no uso de produtos não autorizados legalmente a serem utilizados no país. “Se continuar assim, em breve teremos todos os Estados em situação de emergência para combater diversas pragas, e o uso de produtos será feito de forma menos criteriosa”, disse uma fonte do Ministério da Agricultura. Do Valor Econômico.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário