Secretaria de Meio Ambiente incorpora Economia Solidária ao nome

????????

A secretaria de Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães mudará de nome. Na sessão legislativa da terça-feira, 19, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, em segunda e última votação, o Projeto de Lei nº 038/2013 que altera a nomenclatura da pasta para “Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária”. O PL passa agora para sanção do prefeito Humberto Santa Cruz. Com a mudança Luís Eduardo Magalhães será o primeiro município do país a incorporar a Economia Solidária à pasta de Meio Ambiente.

Para a secretária Fernanda Aguiar a mudança representa um grande avanço. “No município temos vários programas que trabalham o conceito da economia solidária”, conta, citando como exemplos os programas LEM APP 100% Legal; Coleta Seletiva Solidária, Recicla Saúde e Recicla Santa Cruz. Em linhas gerais, a Economia Solidária é uma alternativa de organização produtiva de trabalhadores, realizada de forma coletiva, democrática e solidária.

“O verdadeiro objetivo da economia solidária não se restringe à dimensão econômica, ela procura constituir novas relações sociais, baseadas nos valores de solidariedade e cooperação, que favorecem a participação do cidadão na sociedade”, explica Fernanda Aguiar.

No Estado da Bahia desde 2007 foi instituída a Superintendência de Economia Solidária (SESOL) junto à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). Fernanda lembra que a SETRE tem apoiado o Programa da Coleta Seletiva Solidária e a organização das associações rurais no município.

Segundo o prefeito Humberto Santa Cruz a mudança na nomenclatura possibilitará ainda ao município o recebimento de verba exclusiva para o fomento desta economia, além de possibilitar o firmamento de convênios Federais e Estaduais, também com intuito de fomentar esta prática econômico-social. “

“Temos uma vocação natural no município para o estabelecimento de uma política pública municipal de economia solidária. Todos os programas já implantados baseiam-se na troca de bens e em serviços pautados em princípios socialmente justos, corretos ambientalmente e viáveis economicamente. Luís Eduardo Magalhães e sua população só tem a ganhar com essa mudança”, finalizou o prefeito.

Jardim Imperial Bella Vista

locare-banner

confiança

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Secretaria de Meio Ambiente incorpora Economia Solidária ao nome”

  1. economia solidaria, tem tudo a ver com esse belo trabalho, da secretaria de meio ambiente. Dra Fernanda Aguiar, muito competente a Dra.

Deixe um comentário