O juiz João Ricardo dos Santos Costa, do Tribunal de Justiça do Rio Grande Sul, assume no próximo dia 17, em Brasília, a presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). João Ricardo venceu a eleição, sábado, com 5.628 votos (59,35%) contra 3.746 (39,5%) do candidato da situação, Roberto Bacellar, do TJ do Paraná. Brancos e nulos totalizaram, respectivamente, 75 e 34 votos. Ao todo, 9.483 magistrados escolheram o novo presidente da AMB.
Com um discurso de renovação, João Ricardo vai dirigir a AMB pelos próximos três anos. Aos 52 anos, formado pela PUCRS e juiz desde 1990, é o terceiro gaúcho a presidir a entidade. Antes dele, foram presidentes Milton Martins e Cláudio Baldino Maciel.
A prioridade do novo presidente da AMB é a aprovação da emenda que institui a eleição direta para a presidência dos tribunais.
— Essa escolha pela cúpula é um gueto de ditadura na democracia brasileira — diz João Ricardo, eleito com um discurso de renovacao e de unidade da magistratura.
João Ricardo é titular do 1º Juizado da 16ª Vara Cível de Porto Alegre e professor de Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura. Ex-presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), ocupou a vice-presidência de Direitos Humanos da AMB de 2008 a 2010. Atuou nas Comarcas de Planalto, Taquari e Canoas. De Juliano Rodrigues, no blog de Rosane Oliveira (Zero Hora).
