
A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães deu início, através da Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira, 20, na Policlínica Municipal, ao “Projeto Glaucoma”, uma parceria com o governo Estadual, que tem como objetivo, alertar a população sobre a importância do acompanhamento oftalmológico. No dia do lançamento do Projeto, 210 pacientes foram atendidos e 46 foram diagnosticados com a doença. O Projeto será incluído nas atividades da Saúde Pública do Município.
O glaucoma é uma doença que provoca danos no nervo óptico, responsável pelas informações visuais do olho até o cérebro. Em muitos casos, os danos ao nervo óptico resultam de um aumento da pressão ocular, também conhecida como pressão intraocular.

O Projeto Glaucoma funcionará em etapas. Na primeira os Agentes Municipais de Saúde, através dos cadastros nos Postos de Saúde da Família (PSF) entraram em contato com o chamado Grupo de Risco, que contempla pessoas com mais de 40 anos, com histórico na família, diabéticos, altos míopes, hipertensos e pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraocultares.
Na segunda fase, os pacientes passarão por uma consulta com um especialista que realizará o diagnóstico. O paciente diagnosticado receberá medicamento para três meses de tratamento. “Queremos que esse acompanhamento seja para o resto de sua vida” disse a Soraia.
A dona de casa, Senilda Klein, 49, que está inserida neste grupo de risco explica que está com a visão prejudicada. “Já recebi apoio da prefeitura em uma cirurgia e agora participo deste programa que é uma maneira de acompanhamento, achei muito bom, pois tenho outros familiares com problemas de visão” relatou no primeiro dia do projeto.

A diretora de Planejamento, Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde, Márcia Maia, salienta que além do contato permanente com o paciente receberá medicação para manutenção do tratamento. “A saúde ocular no município está avançando e através do Programa de Combate as Causas Prevalentes de Cegueira por Glaucoma, do Sistema Único de Saúde (SUS), os portadores de Glaucoma receberão um excelente tratamento”,disse.
O próximo atendimento em grupo será no mês de fevereiro, com a realização dos exames de Acuidade Visual, Tonometria, Campo visual computadorizado e Exame de Fundo de Olho. Fotos de Cláudio Foleto.
