Prefeitura implanta projeto para tratamento do Glaucoma na rede municipal de Saúde

Os pacientes são comunicados pelos Agentes de Comunitários de Saúde e são atendidos por ordem de chegada e senha.
Os pacientes são comunicados pelos Agentes de Comunitários de Saúde e são atendidos por ordem de chegada e senha.

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães deu início, através da Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira, 20, na Policlínica Municipal, ao “Projeto Glaucoma”, uma parceria com o governo Estadual, que tem como objetivo, alertar a população sobre a importância do acompanhamento oftalmológico. No dia do lançamento do Projeto, 210 pacientes foram atendidos e 46 foram diagnosticados com a doença. O Projeto será incluído nas atividades da Saúde Pública do Município.

O glaucoma é uma doença que provoca danos no nervo óptico, responsável pelas informações visuais do olho até o cérebro. Em muitos casos, os danos ao nervo óptico resultam de um aumento da pressão ocular, também conhecida como pressão intraocular.

A paciente Erizete Souza, que foi comunicada por telefone para o grupo de consulta, realiza o exame de Tonometria.
A paciente Erizete Souza, que foi comunicada por telefone para o grupo de consulta, realiza o exame de Tonometria.

O Projeto Glaucoma funcionará em etapas. Na primeira os Agentes Municipais de Saúde, através dos cadastros nos Postos de Saúde da Família (PSF) entraram em contato com o chamado Grupo de Risco, que contempla pessoas com mais de 40 anos, com histórico na família, diabéticos, altos míopes, hipertensos e pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraocultares.

Na segunda fase, os pacientes passarão por uma consulta com um especialista que realizará o diagnóstico. O paciente diagnosticado receberá medicamento para três meses de tratamento. “Queremos que esse acompanhamento seja para o resto de sua vida” disse a Soraia.

A dona de casa, Senilda Klein, 49, que está inserida neste grupo de risco explica que está com a visão prejudicada. “Já recebi apoio da prefeitura em uma cirurgia e agora participo deste programa que é uma maneira de acompanhamento, achei muito bom, pois tenho outros familiares com problemas de visão” relatou no primeiro dia do projeto.

Senilda Klein já foi operada em um Projeto da Prefeitura e recebe um atendimentos contínuos com médicos especialistas.
Senilda Klein já foi operada em um Projeto da Prefeitura e recebe um atendimentos contínuos com médicos especialistas.

A diretora de Planejamento, Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde, Márcia Maia, salienta que além do contato permanente com o paciente receberá medicação para manutenção do tratamento. “A saúde ocular no município está avançando e através do Programa de Combate as Causas Prevalentes de Cegueira por Glaucoma, do Sistema Único de Saúde (SUS), os portadores de Glaucoma receberão um excelente tratamento”,disse.

O próximo atendimento em grupo será no mês de fevereiro, com a realização dos exames de Acuidade Visual, Tonometria, Campo visual computadorizado e Exame de Fundo de Olho. Fotos de Cláudio Foleto.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário