Energia eólica: 48 parques estão parados por falta de transmissão

Parques eólicos de Sobradinho e Sento Sé: parados pela incompetência do planejamento do Governo.
Parques eólicos de Sobradinho e Sento Sé: parados pela incompetência do planejamento do Governo.

O atraso na instalação de linhas de transmissão por parte da CHESF mantém 48 parques eólicos – a maioria na Bahia – parados no país, que representam 37% da potência instalada no Brasil. O número dobrou desde o início do ano. Em operação, esses parques poderiam iluminar 2 milhões de casas, diz a ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica).

Os investidores do setor de energia eólica encerram o ano com contratação recorde em leilões do governo e projeção de aplicar R$ 27 bilhões no Brasil até 2017.

O valor se aproxima do orçamento da usina de Belo Monte, que deverá ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, erguida ao custo de R$ 30 bilhões no Pará. As informações são da Folha de São Paulo.

oexpresso-oboticario

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário