Larga neste sábado o Dakar, maior rally de veículos do mundo

DAK14_TRACÉ_COMPLET_JUILLET

Neste próximo sábado, 4 de janeiro, acontece a largada do maior rally de motos, carros e caminhões do mundo, o Dakar, em Rosário, percorrendo Argentina, Bolívia e encerrando-se no Chile, no dia 18. São quase 5 mil km de percurso especial, extremamente difícil, que percorre inclusive o deserto de Atacama, o mais seco da Terra.

Sete brasileiros estão inscritos na disputa: nas motos, os nomes divulgados são dos pilotos Jean Azevedo, Dário Júlio e Ike Klaumann, da Equipe Honda. Já na categoria Carros, o país terá duas duplas, Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, ambas da Mitsubishi.
Com largada em Rosário, cidade de Che Guevara e Lionel Messi, na Argentina, a 36ª edição do Dakar deve receber cerca de 450 veículos. Ao todo, os participantes percorrerão mais de 9.000 quilômetros, sendo 5.000 de especiais (trechos cronometrados). Será o mais longo rali desde que a competição passou a ser realizada na América do Sul. O Dakar 2014 atravessará paisagens deslumbrantes, como o Salar de Uyuni, um deserto de sal na Bolívia, e terminará em Valparaíso, destino turístico histórico, no Chile. O recorde de altitude também deve ser superado e a prova terá mais duas etapas maratona (sem apoio mecânico) para motos e quadriciclos.
“O Dakar vive um grande momento histórico. A largada de Rosário será uma homenagem a uma frase de Che Guevara que diz ‘sejamos realistas e peçamos o impossível’. O trajeto deste ano levará os competidores à Bolívia, país que é cultural e geograficamente o coração do continente. A competição baterá o recorde de altitude e o evento ganha cada vez mais altura, não só simbolicamente”, diz Etienne Lavigne, diretor do Dakar.
“Sabemos que o cansaço acumulado é um dos grandes desafios do Dakar. Em comparação ao ano anterior, podemos dizer que este ano teremos uma prova mais longa em quilometragem e com grau de dificuldade maior. Isso é o espírito do rali”, destaca David Castera, diretor esportivo do Dakar.
Grandes nomes do rali da atualidade estão confirmados para o Dakar 2014. O francês Cyril Despres é um dos favoritos nas motos junto com o espanhol Marc Coma. Também estarão na disputa os portugueses Ruben Faria, Paulo Gonçalves e Helder Rodrigues; o chileno Chaleco Lopez; David Casteu, da França e Joan Barreda, da Espanha.
A batalha pelo título dos carros tem o campeoníssimo francês Stéphane Peterhansel, o príncipe do Qatar Nasser Al-Attiyah, o espanhol Nani Roma, o polonês Krzysztof Holowczyc e o sul-africano Giniel De Villiers.
Nos quadriciclos, um recorde de participação. Mais de 40 pilotos estarão na edição 2014. O argentino Marcos Patronelli tentará o tricampeonato, mas para isso terá que superar os jovens pilotos Ignacio Casale e Lucas Bonetto, além de Rafal Sonik, da Polônia.
Entre os caminhões, a vitória tripla da equipe Kamaz em 2013 motivou os rivais do russo Eduard Nikolaev a fazer uma revolução tecnológica. Os holandeses Gerard De Rooy e Hans Stacey também estarão na briga pela categoria assim como o conterrâneo Wuf Van Ginkel.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário