Cerca de 200 índios tupinambás do distrito de Olivença, no sul da Bahia, interditaram as duas vias da BA-001, Km 16, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Segundo o órgão, eles reivindicam parte das terras que foram concedidas aos fazendeiros em uma decisão da Justiça por demarcação de terras.
Ainda segundo a polícia, a PRE foi para o local para negociação e os índios informaram que só iriam liberar a pista após a presença de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministro da Justiça.
“A reivindicação é para pedir a suspensão de 22 mandatos de reintegração de posse de terras na área tupinambá”, relatou ao G1 o cacique Sinval Tupinambá de Olivença. Ele conta que 45 famílias serão retiradas destas terras devido ao cumprimento do mandato, que deve acontecer nesta terça-feira. “Nós queremos que o Tribunal Regional Federal derrube esses 22 mandatos de posse e as familias permaneçam nas áreas, pois crianças e idosos ficarão sem ter onde morar”, finalizou o cacique. Do G1.


Já dizia um velho conhecido meu lá da fronteira (jagunço), índio bom só tem um tipo….
¿quem son os invasores en america?