Autoridades se reúnem em busca de soluções emergenciais para Segurança Pública

O prefeito Humberto Santa Cruz, o engenheiro Leonardo Henrique e os delegados Rivaldo Luz e José Resende avaliam o projeto de ampliação da delegacia
O prefeito Humberto Santa Cruz, o engenheiro Leonardo Henrique e os delegados Rivaldo Luz e José Resende avaliam o projeto de ampliação da delegacia

Em dezembro do ano passado, o número de arrombamentos a residências no município de Luís Eduardo Magalhães dobrou em relação ao mesmo período de 2012. Em 2013, segundo dados da Polícia Civil, no último mês do ano foram contabilizados 57 arrombamentos contra 25 em dezembro do ano anterior. O número de assaltos foi ainda maior: 12 em dezembro de 2013 contra apenas dois registrados no último mês de 2012.

Para o prefeito Humberto Santa Cruz os dados apresentados pelo Delegado Rivaldo Luz são um demonstrativo da preocupante situação em que o município se encontra em relação à segurança pública. “Às vezes em Luís Eduardo Magalhães as coisas fogem um pouco do controle. Temos muitas queixas da população sobe o aumento da criminalidade no período das festas de final de ano. Precisamos encontrar soluções e a melhor forma disso acontecer é através do diálogo”, afirmou o prefeito durante reunião com autoridades ligadas à segurança na manhã desta quinta-feira, 09, no Centro Administrativo.

Em busca de soluções, prefeito Humberto recebe empresários e representantes da segurança pública
Em busca de soluções, prefeito Humberto recebe empresários e representantes da segurança pública

Estiveram presentes na reunião o Coronel Inácio Paes de Lira Junior, Comandante Regional de Polícia Militar, o Capitão Paulo Vinícius Souza Rego, o Major Camilo Uzeda e o Major PM Aloísio Herwans da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Cerrado), o Major Jean Fábio Wartmann, o delegado José Resende de Moraes Neto, da 11º Coordenadoria de Polícia do Interior (CORPIN), o delegado Rivaldo Luz, da Delegacia de Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães. Também participaram os empresários Fábio Lauck, Lauro Luza e Antônio Franciosi.

Videomonitoramento – Segundo o Coronel Lira o município de Luís Eduardo Magalhães precisa dar celeridade à implantação do sistema de videomonitoramento da cidade. Em 2009, quando estava no comando do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Vitória da Conquista apresentou dados comprovando que após a instalação dos equipamentos de monitoramento, as ruas e bairros com maior movimento de pessoas e veículos da cidade tiveram uma queda significativa nos índices de violência.

“Em Conquista conseguimos diminuir em quase 80% os golpes cometidos contra usuários de bancos na saída das agências. Também reduzimos o número de assaltos e furtos no comércio por causa da maior agilidade dos nossos soldados para chegar ao local das ocorrências”, ressaltou o coronel.

O prefeito Humberto Santa Cruz reiterou sua intenção em colocar o sistema de videomonitoramento em prática em até 60 dias e lembrou que o sistema só não está em funcionamento em vista de um problema com a empresa que havia vencido a licitação para a implantação da fibra óptica na cidade. Segundo o chefe do executivo a situação já foi contornada e a implantação deve ter continuidade nos próximos dias.

Estudo – Uma das sugestões levantadas durante a reunião é a da realização de um amplo estudo de caso da questão da criminalidade no município. O documento servirá para se intensificar a pressão junto aos órgãos competentes, tanto de Segurança Pública, quanto do Poder Judiciário, responsável pelo julgamento das ações e deliberações quanto às ações empreendidas pelas Polícias Militar e Civil. É consenso que uma atitude emergencial precisa ser tomada antes que uma tragédia de maior proporção aconteça na cidade.

Visitas – Após a reunião e almoço, o grupo se dirigiu até a sede da 5ª Companhia de Polícia Militar e Delegacia de Polícia. Na primeira foi feita uma visita as instalações para futuras definições sobre a continuidade da obra. Na segunda, o engenheiro Leonardo Henrique da Matta Clementino apresentou a planta da obra de ampliação da delegacia que deve ser retomada em breve. Fotos: Leandro Abreu e Anton Roos.

buriti natal 2

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário