A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (SECT) de Luís Eduardo Magalhães realizou na tarde desta quarta-feira, 15, no Ponto Cidadão treinamento para os interessados em participar do processo de seleção dos Editais do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) 2014.
Segundo o representante da SECULT na Bacia do Rio Grande, Tiago Lira, a região será contemplada. “A SECULT já confirmou que irá contemplar projetos vindos de municípios da Bacia do Rio Grande”, disse. Além de Luís Eduardo Magalhães, outros 13 municípios integram a Bacia do Rio Grande.
A oficina já passou outras cidades da região como Santa Rita de Cássia, Cristópolis, Barreiras e Angical. Participaram artistas, grupos de teatro, CTGs, artesãos, produtores culturais, escritores, universitários e outros interessados.
O prazo para inscrição de cada projeto se encerra no próximo dia 21 de janeiro. Ao todo são 21 editais setoriais e demanda espontânea, para Artes Visuais, Culturas Digitais, Culturas Populares, Dança, Formação e Qualificação em Cultura, Música, Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo, entre outros.
Neste ano, serão investidos R$ 41 milhões repartidos entre Editais Setoriais, Mobilidade Artística e Cultural, Eventos Calendarizados e Instituições Culturais.
Conforme a secretária de Cultura do município, Jane Schlosser, a oficina contribui para o esclarecimento das principais dúvidas sobre os editais. “Além de fortalecermos a divulgação dos 21 editais em nossa cidade, a oficina nos possibilitou que diversas dúvidas dos artistas e produtores culturais fossem sanadas. O fortalecimento da cultura tem sido um dos principais compromissos do governo municipal”.
Podem participar, encaminhando propostas, pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoa jurídica que atue no exercício de atividades culturais, residentes na Bahia há pelo menos três anos. Foto de Leandro Abreu-Ascom Lem.






