Barreiras: Oxum e Iemanjá serão homenageadas no Dois de Fevereiro

Festa no Rio Grande deve levar uma multidão ao cais de Barreiras

A Secretaria Municipal de Cultura está empenhada nos preparativos para os festejos do Dois de Fevereiro em homenagem a Oxum e Iemanjá.  Toda a extensão do Cais do Rio Grande até o mercado popular será palco do evento. Na Praça Landulpho Alves será montado um terreiro para reverências às Rainhas das Águas.

 fevereiroA partir das 16h as baianas estarão no terreiro aguardando as oferendas e benzendo, com água de cheiro, todos os participantes que poderão levar flores para ofertar a Oxum e Iemanjá. As 17h as baianas saem em cortejo até a rampa reservada para realização dos rituais.

As 17:30h os areeiros descem o rio juntamente com Mãe Sônia do Terreiro Abassa de Katendê, com Oxalá, Xangô e Iansã. A saída é do Restaurante Trapiche em direção a rampa do Cais. Lá, aguardam o cortejo fluvial das Orixás Oxum e Iemanjá, que sobem o rio saindo da altura da sede da Guarda Municipal.

fevereiro 2“Convidamos as pessoas e empresários que têm lancha ou embarcações a motor, para acompanhar o cortejo das Rainhas da Águas, com saída da rampa que fica atrás da Guarda Municipal, subindo o Rio Grande até a rampa do Cais. A chegada do cortejo fluvial será aguardada pela população e pelas baianas de diversos terreiros que farão suas oferendas ao som de atabaques, a partir das 18h”, diz a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Diana Macedo.

As oferendas serão depositadas no barco de Oxalá e lançadas ao Rio Grande. Baianas, grupos folclóricos e o povo em geral podem acompanhar este momento de devoção. Os areeiros, cumprindo sua tradição distribuem uma farofa que simboliza paz e prosperidade.

O encerramento das homenagens será a partir das 20h na Praça Landulpho Alves com apresentações e manifestações dos Terreiros presentes. Barracas com comidas e bebidas estarão armadas, vendendo seus produtos.

gacea

2A SEGURANÇA

01 - Janeiro - panfleto_o expresso

belavista

Algodoeira 130823_Blog

shopingnovo

 

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário