O aeroporto do município de Barreiras, no oeste baiano, será ampliado e a licitação para a realização do serviço está prevista para o mês de março deste ano. Entre os trabalhos a serem realizados com o investimento de R$ 54 milhões, estão o aumento da pista (de 1.606,76 metros para 2,3 mil metros), além da construção de duas áreas de segurança, novo estacionamento, parque de abastecimento e setor de combate a incêndio.
Atualmente, o aeroporto de Barreiras oferece dois voos com direção a Salvador e outros dois para Brasília. A decisão sobre a ampliação do espaço foi tomada na última segunda-feira (27), em reunião realizada em Brasília, entre o secretário de Aviação Civil da Presidência da República, Guilherme Ramalho, e o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa. Do Bahia Notícias, editado por este jornal.
Enquanto isso, a pista do aeroporto de Luís Eduardo Magalhães, que já tem 2.000 metros, com possibilidade de expansão para 3.050 metros, espera pela estação de passageiros e iluminação, já que a liberação da ANAC foi realizada em 17 de abril de 2012. Veja aqui. É informação corrente que mais de 70% dos passageiros que se utilizam dos vôos comerciais de Barreiras tem origem em Luís Eduardo Magalhães. Tem obstáculo político nessa “trozoba”? Pelo que soubemos, por enquanto não tem um real de Governo nessa obra, apesar do estabelecimento de uma parceria público-privada.

O destino dos passageiros só pode ser aferido através de pesquisa a ser realizada no momento do embarque/desembarque. O resto é pura especulação.