Pular para o conteúdo

Dona Dilma perde na avaliação da sua gestão em pesquisa divulgada hoje

18/02/2014

avaliação-600x555A pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira (18) revela que aumentou a avaliação negativa de Dilma Rousseff pela população brasileira, e caiu a avaliação positiva da atuação da presidente.

De acordo com a pesquisa, a avaliação positiva de Dilma caiu dos 39% verificados na última pesquisa para 36,4% nesta nova sondagem. Já a avaliação negativa da presidente aumentou, dos 22,7% da pesquisa feita em novembro para 24,8% desta mais recente.

O levantamento da CNT, realizado em parceria com o MDA Pesquisa, ouviu cerca de 2 mil pessoas, em 137 municípios e em 24 Estados. A presidente Dilma também teve queda da sua aprovação pessoal no período. No levantamento atual, a aprovação foi de 55% e a desaprovação, de 41%. Na pesquisa de novembro, ela teve 58,8% de aprovação e 38,9% de desaprovação pessoal.

Já nas consultas prévias eleitorais, em novembro Dilma aparecia com 43,5% das intenções de voto. Na divulgada nesta terça, Dilma tem 43,7%. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece em segundo lugar, com 17%, no cenário em que concorre com Dilma e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Em novembro, nesse mesmo cenário, Aécio tinha 19,3%. Eduardo Campos registrou 9,9%, ante os 9,5% do levantamento anterior.

Em um cenário no qual Marina Silva (PSB) é a candidata no lugar de Eduardo Campos, Dilma tem 40,7% e Marina aparece em segundo, com 20,6%. Aécio Neves registra a terceira colocação, com 15,1%, e Levy Fidelix, do PRTB, aparece com 0,4%. No levantamento divulgado em novembro, no cenário com Marina, a situação dos pré-candidatos era semelhante. Dilma tinha 40,6% contra 22,6% da ex-ministra do Meio Ambiente. Aécio registrava 16,5%.

Nos parece óbvio que a pesquisa indique quedas de popularidade da Presidente, com o acirramento da campanha. A Oposição vai fazer toda força possível para levar Dona Dilma para o segundo turno. Mas com os candidatos que tem, pode ser impossível reverter a reeleição no segundo turno.

No comments yet

Deixe um comentário