Turistas conhecerão pouco do cardápio gaúcho nativo

Menções do Portal da Copa à culinária gaúcha, depois da visita de Dona Dilma, hoje, ao Beira Rio:

Churrasco de valeta, dentro do figurino e da tradição.
Churrasco de valeta, dentro do figurino e da tradição.

Churrasco: dos grandes rebanhos bovinos e ovinos que pastam pelos campos dos pampas vem as carnes preparadas em forma de churrasco. A refeição inclui partes variadas da carne e linguiças temperadas no sal grosso e assadas na brasa de carvão vegetal. Os acompanhamentos mais comuns são arroz branco, salada de maionese, farofa de farinha de mandioca torrada e pão.

Tudo errado, não é Dona Dilma? Linguiça temperada no sal grosso? Farofa de farinha de mandioca torrada? Só nos churrascos de Campina Grande, não é? Dona Dilma passou tantos anos no Rio Grande do Sul e nunca participou de um churrasco de valeta, com lenha de branquilho ou pitangueira? Também seria pedir demais a uma mineira de origem búlgara.

O certo seria levar esses “gringos” que vem ao Brasil para ver uma carreirada de cancha reta e comer um churrasco de valeta. Seria uma experiência que eles jamais esqueceriam.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário