Prefeitura amplia plantio de árvores nativas

Diferentes espécies são introduzidas no centro urbano. Nesta ocasião a avenida Salvador recebeu árvores de grande porte, como Tamboril, Jatobá Chichá e Flamboyant.

A Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária (SEMA) de Luís Eduardo já plantou mais de 18.500 mudas em diferentes locais da cidade e a intenção, ainda para este ano, é plantar mais 10.000 mudas em canteiros centrais, passeios, escolas, unidades de saúde, associações de bairros e praças. O plantio faz parte de um amplo projeto de Arborização Urbana do município, intensificado esta semana com o plantio de 520 mudas de árvores nos canteiros das avenidas JK, Kishiro Murata e Salvador.

Os plantios de mudas são executados nos períodos de chuva, para facilitar o controle e manejo. Entre as espécies plantadas estão o Tamboril, Jatobá, Copaíba, Ipês Amarelo, Rosa e Branco, Chichá, Flamboyant e Pata de Vaca.  Após a etapa de plantio, os locais são monitorados para o controle de pragas e em épocas de seca a realização de irrigação. A arborização da cidade é um trabalho conjunto entre a população e a prefeitura, com apoio da Secretaria de Infraestrutura.

De acordo com a gerente de Planejamento e Desenvolvimento Ambiental do município, Poliana de Holanda, existe um conjunto de ações que integram esse projeto de arborização urbana, desde a produção das mudas, o plantio e o manejo.

“Estamos incentivando o plantio de mudas produzidas no viveiro municipal, o objetivo é sensibilizar a população, para que plantem árvores e torne a cidade mais agradável de se viver. Qualquer pessoa pode retirar mudas do viveiro, basta escolher a espécie que mais se adapta no local desejado do plantio”, comenta Poliana ao falar sobre as orientações que o viveirista recomenda.

A SEMA informa que o Viveiro Municipal dispõe de mudas para arborização urbana. A distribuição é gratuita,  interessados entrar em contato pelo telefone 3628-3800.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Prefeitura amplia plantio de árvores nativas”

  1. As mudas foram plantadas no final de fevereiro e, em uma parte da Avenida JK (dois Canteiro) pelo menos em três anos foram plantadas mudas no final do período chuvoso. A maioria das mudas morrem por falta de água. E as que não morrem, em sua maioria, são arrancadas por tratores das Prefeitura Municipal.

Deixe um comentário