A Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária (SEMA) de Luís Eduardo já plantou mais de 18.500 mudas em diferentes locais da cidade e a intenção, ainda para este ano, é plantar mais 10.000 mudas em canteiros centrais, passeios, escolas, unidades de saúde, associações de bairros e praças. O plantio faz parte de um amplo projeto de Arborização Urbana do município, intensificado esta semana com o plantio de 520 mudas de árvores nos canteiros das avenidas JK, Kishiro Murata e Salvador.
Os plantios de mudas são executados nos períodos de chuva, para facilitar o controle e manejo. Entre as espécies plantadas estão o Tamboril, Jatobá, Copaíba, Ipês Amarelo, Rosa e Branco, Chichá, Flamboyant e Pata de Vaca. Após a etapa de plantio, os locais são monitorados para o controle de pragas e em épocas de seca a realização de irrigação. A arborização da cidade é um trabalho conjunto entre a população e a prefeitura, com apoio da Secretaria de Infraestrutura.
De acordo com a gerente de Planejamento e Desenvolvimento Ambiental do município, Poliana de Holanda, existe um conjunto de ações que integram esse projeto de arborização urbana, desde a produção das mudas, o plantio e o manejo.
“Estamos incentivando o plantio de mudas produzidas no viveiro municipal, o objetivo é sensibilizar a população, para que plantem árvores e torne a cidade mais agradável de se viver. Qualquer pessoa pode retirar mudas do viveiro, basta escolher a espécie que mais se adapta no local desejado do plantio”, comenta Poliana ao falar sobre as orientações que o viveirista recomenda.
A SEMA informa que o Viveiro Municipal dispõe de mudas para arborização urbana. A distribuição é gratuita, interessados entrar em contato pelo telefone 3628-3800.


As mudas foram plantadas no final de fevereiro e, em uma parte da Avenida JK (dois Canteiro) pelo menos em três anos foram plantadas mudas no final do período chuvoso. A maioria das mudas morrem por falta de água. E as que não morrem, em sua maioria, são arrancadas por tratores das Prefeitura Municipal.