O comércio varejista da Bahia, em janeiro de 2014, registrou expansão de 6,7% nas vendas, em relação a igual mês do ano de 2013, segundo informações da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ocupando a décima segunda posição. Essa variação superou a nacional, que registrou a taxa positiva de 6,2%, considerando a mesma base de comparação.
Na análise sazonal, o varejo na Bahia cresceu 0,5%, superior à taxa de dezembro que caiu 0,2%. O aquecimento nas vendas, na comparação entre dezembro e janeiro de 2014, pode ser explicado pelo estímulo provocado nos consumidores com o reajuste de 6,78% no salário mínimo e as liquidações realizadas no período. Esses dados foram apurados por essa pesquisa realizada em âmbito nacional e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.
A intensificação no ritmo de crescimento no varejo baiano se justifica em função da moderação dos preços no mês de janeiro. Conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA do IBGE nesse mês a variação nos preços foi de 0,55%, abaixo 0,37 ponto percentual da taxa registrada em dezembro de 2013 (0,92%).
