O prefeito Humberto Santa Cruz recebeu em seu gabinete, junto com a secretária de Saúde, Soraia Vieira Luedy da Trindade, três profissionais médicas vindas de Cuba por intermédio do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Idania Tersy, Iliane Ruisanches e Gricel Del Prada são especialistas em atendimento em Saúde da Família e devem começar a atender na rede municipal de saúde nas próximas semanas.
Há três semanas no país as médicas cubanas passaram por capacitação em Brasília, para se adaptar a língua portuguesa e Salvador, onde conheceram as políticas estaduais de saúde, fizeram treinamento para uso de tecnologia e participaram de atividades pedagógicas.
Na Bahia, segundo o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla existem hoje aproximadamente 1.100 médicos estrangeiros atendendo na atenção básica. “Quase quatro milhões de pessoas de 361 municípios estão cobertos pelo programa Mais Médicos. Conseguimos fazer cerca de 470 mil consultas por mês apenas com estes profissionais”, disse o secretário, na última quinta-feira, 13. No terceiro ciclo do Mais Médicos no estado, mais 230 médicos atuarão em 112 municípios baianos.

