Prefeitura capacita agentes de Combate a Endemias

O objetivo maior da capacitação é a atuação no combate ao mosquito Aedes aegypti, tanto na zona rural como na urbana.
O objetivo maior da capacitação é a atuação no combate ao mosquito Aedes aegypti, tanto na zona rural como na urbana.

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães aumentou o corpo técnico dos Agentes de Combate a Endemias no último mês, através da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde (Visa)  Em virtude do ingresso de novos profissionais, pós Processo Seletivo, a prefeitura solicitou um curso de capacitação para os 32 novos profissionais. O curso está sendo realizado no Sindicato Rural, iniciou nesta quarta-feira, 19 e tem duração de três dias.

O treinamento tem o foco na Dengue, com atividades teóricas e práticas. De acordo com a enfermeira do Núcleo de Endemias, Sueli Kuroda, “essa capacitação foi uma solicitação do município para a 25º Diretoria Regional de Saúde (Dires), em virtude dos novos agentes. Porém os antigos também recebem treinamento, uma maneira de estar sempre atualizados”, relata.

O objetivo maior da capacitação é a atuação no combate ao mosquito causador da doença, tanto na zona rural como na urbana. Para o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), Carlos Sebastião Gomes, os Agentes são peças chaves na saúde pública do município. “São pequenas ações de rotina, em sala de aula e no campo, de como abordar um morador para entrar no domicílio, até o uso de produtos químicos no combate a larva do mosquito” disse o palestrante”, disse.

Para a agente de combate a endemias, Marcléia Alves, “o curso é muito bom pois além das aulas teóricas aprendemos na prática. Os profissionais mais antigos também nos ajudam com sua experiência” destaca. Gilmário Salis, já trabalha na função e garante que o processo de aprendizagem é contínuo. “Sempre estamos aprendendo e capacitações deste tipo só engrandecem nosso trabalho e aumenta a qualidade da saúde na cidade”, salienta. 

ANÚNCIO JINGLE LEM

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário