Assim não dá: caminhões trafegam com mais  que o dobro do peso permitido

caminhões

Durante fiscalização na noite deste sábado, 22/03, no KM 383 da BR 242, em Seabra, PRFs retiveram um caminhão transitando com  excesso de peso. Ao abordar um MB/L2217, os PRFs constataram que o mesmo transportava 7.000 pacotes de cerveja em lata (296 ml), totalizando 29.100 kg de carga, quando, devido à sua configuração de eixos, só poderia transportar, no máximo, 14.000kg, configurando um excesso no seu PBT (Peso Bruto Total) de 15.100 kg, além de também exceder em 14,600kg a sua capacidade máxima de tração (CMT). O veículo foi retido para regularização, só sendo liberado após o transbordo da carga excedente. O condutor, de 38 anos, e natural de Aparecida e Goiânia/GO, recebeu as duas notificações de excesso que, somadas, chegam a quase R$ 10.000 (dez mil reais).

As estradas brasileiras já tem construção fraca. E os transportadores abusam. Todos sabem que caminhão com cereais trafegam com duas notas, em direção aos centros consumidores do Nordeste, às vezes com mais de 80 toneladas de peso. É de se perguntar como esse caminhão passou pela balança do DNIT instalada em Formosa de Goiás.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário