Autorizada a reforma do Aeroporto de Barreiras

0002
O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira autorização da construção de um novo terminal de passageiros e de uma Central de Utilidades (CUT), que ocuparão 2.160 m², do aeroporto de Barreiras. O terminal aeroviário é o primeiro do Brasil a receber recursos do Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos Regionais, que foi desenvolvido pela Secretaria da Aviação Civil (SAC). Do montante de R$ 7,3 bilhões destinados ao programa, R$ 548 milhões estão previstos para ser investidos na Bahia. A próxima etapa é a contratação da empresa para elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo e execução de obras e serviços.

Um grande passado

Um fator decisivo para a construção do aeroporto de Barreiras foi a situação geográfica da cidade, situada no centro do Brasil, com um rio navegável que fazia a sua ligação com Juazeiro, onde havia trem de ferro para Salvador. Isso possibilitou a escolha de Barreiras para sediar um aeroporto que serviria de ponto de apoio ao desenvolvimento da aviação no Brasil, devido à possibilidade de trazer-se para aqui o combustível necessário ao abastecimento dos aviões.
Iniciou-se a construção do aeroporto em 1937, e em 1940, com a inauguração do novo aeroporto, a viagem Miami- Rio de Janeiro foi reduzida de 5 para 3 dias.
Logo a seguir veio a 2ª Guerra Mundial, quando o aeroporto se tornou base aérea americana, para os aviões que iam bombardear a África. Ao fim da guerra, em 1945, passou a ser o ponto de apoio para a aviação civil, com voos de todo o Brasil, que aqui se abasteciam.

Atualmente, Barreiras é servida por dois voos diários para Salvador e dois para Brasília.

bahiaaaa.gif

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Autorizada a reforma do Aeroporto de Barreiras”

Deixe um comentário