
Pela primeira vez Barreiras entra no ciclo de exposições dos Salões de Artes Visuais da Bahia, evento realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), em parceria com a Prefeitura de Barreiras. Para receber o evento, com abertura agendada para 10 de maio, no Mercado Caparrosa, Centro Histórico, a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria de Infraestrutura e Obras estão trabalhando na reforma e melhorias do espaço. A exposição fará parte do Projeto Maio Maior, em homenagem ao aniversário de Barreiras.
Apesar ter a abertura oficial no dia 10 de maio a exposição estará disponível para visitação pública gratuita até 26 de junho. No dia da abertura do Salão, três obras entre as expostas são premiadas com R$ 7 mil cada uma, configurando a maior premiação do gênero no estado. Também há premiações simbólicas: menções especiais e o Prêmio do Público, este concedido através do voto dos visitantes.
Recorde de inscritos – Apresentar a diversidade da produção baiana em artes visuais, divulgar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área são os objetivos dos Salões de Artes Visuais da Bahia, consolidados como um dos principais meios de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado. Nesta edição de 2013, houve um recorde de inscritos: das 463 propostas apresentadas, por meio de edital público, foram selecionadas 108 obras realizadas por 77 diferentes artistas, nas mais diversas técnicas e estilos.
As exposições agora agendadas retomam a execução do projeto, que foi suspenso no ano passado para a regularização de compromissos relacionados ao cumprimento aos Decretos nºs 14.682 e 14.710/2013, que determinaram o contingenciamento no orçamento das secretarias e órgãos estaduais e medidas para a gestão de despesas e custeio. Antes disso, haviam sido realizadas mostras em Feira de Santana e Teixeira de Freitas.
