O governo protocolou nesta quinta-feira (3), na Mesa Diretora do Senado, requerimento para a instalação de uma nova comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar denúncias de corrupção, desvio de dinheiro público, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, formação de cartel e remessa ilegal de dinheiro ao exterior.
A CPMI do governo pretende investigar, ao mesmo tempo, denúncias envolvendo a Petrobras, contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, a construção do Porto de Suape para viabilizar a refinaria Abreu e Lima, ambos em Pernambuco, e contratos na área de tecnologia digital. O requerimento foi protocolado pelo líder do governo no Congresso, José Pimentel (PT-CE).
Essa iniciativa do governo tem como objetivo se contrapor ao requerimento de instalação da CPMI da Petrobras, apresentado nesta quarta-feira (2) pelos partidos oposicionistas. Enquanto a oposição tenta investigar irregularidades ocorridas exclusivamente na Petrobras, o governo pretende estender as investigações para denúncias ocorridas em governos da oposição em São Paulo e Pernambuco.
Hoje, a oposição afirmou que entrará emobstrução até que a sua CPMI seja instalada. O líder do Democratas, deputado Mendonça Filho (PE), informou que, até a próxima semana, parlamentares devem entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal para garantir a instalação da CPMI.





