Com a deflagração da paralisação dos policiais militares por tempo indeterminado, o governador Jaques Wagner já acionou os meios legais para decretação da Garantia da Lei e da Ordem, a fim de trazer ao estado as Forças Nacionais de Segurança. O secretário de Segurança, Maurício Barbosa, também espera que os policiais mantenham o efetivo de 30% em atuação, conforme determinação constitucional. “É a nossa intenção, até porque não é permitida a greve das forças policiais. Isso já está até sacramentado pelo Supremo Tribunal Federal”.
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou que resolveu convocar o seu secretariado para delinear um plano emergencial de funcionamento da administração durante a greve da PM.
Em 2012, também em período pré-eleitoral, a greve da PM resultou em quase duas centenas de homicídios durante 10 dias de greve. Cerca de 300 PMs ocuparam o prédio da Assembleia Legislativa, inclusive o teto, e foram tirados de lá por ação da Força Nacional e de forças do Exército. Os líderes da rebelião foram presos.
A loja da Ricardo Eletro de São Caetano, em Salvador, foi saqueada na noite desta terça (16). Na ação criminosa, que aconteceu horas depois de a Policia Militar decretar greve, tiros foram disparados. As imagens, cedidas com exclusividade ao Bocao News, mostram que a porta foi arrombada e o estabelecimento invadido.
