
O prefeito Humberto Santa Cruz recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira, 30, a Reitora Pro Tempore da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Iracema Veloso e sua equipe para tratar de diversos assuntos relacionados a instalação da Universidade no Município. O encontro serviu também para a apresentação da diretora do campus de Luís Eduardo Magalhães, Rosana Marques.
A Universidade irá iniciar suas atividades no dia 09 de setembro deste ano, data em que será inaugurada oficialmente a universidade na cidade. As instalações da UFOB serão no bairro Santa Cruz, em uma unidade de ensino municipal, cedida pela prefeitura. A previsão é que o campus da UFOB em Luís Eduardo Magalhães agregue 1.080 alunos em seis cursos nas áreas de Engenharia e Computação.

De acordo com o prefeito, “será um grande desafio, pois temos quatro meses para, reformar o local e fornecer uma estrutura de qualidade que permita o jovem desenvolver suas atividades da melhor maneira” observou. O local disponibilizará de salas para reuniões, biblioteca, banheiros e ótimas salas de aula. Foi reforçado a ideia das Políticas de Assistência Estudantil, com Bolsa Moradia, Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte, Restaurante universitário (RU) com café, almoço e janta e a possibilidade de uma residência estudantil.
Para a Reitora Pro Tempore, Iracema Veloso, a ideia é fazer com que a UFOB mude vidas nesta cidade. “Será oferecido mais que simples cursos. Serão disponibilizados 50% de cotas regionais para o ingresso na instituição, vamos incentivar os professores da rede municipal através de licenciaturas, para ingressar nas atividades profissionais da UFOB”, relatou a Reitora ao abordar sobre o concurso para Técnicos Administrativos e Corpo Docente deste ano.
A estrutura do campus de LEM já dispõe de carros, para atividades no campo com os alunos e uma mini van, para o translado de estudantes em congressos e atividades de campo. O pro reitor de Planejamento da UFOB, professor Poty Lucena, reiterou. “Queremos acelerar o quanto antes, as construções definitivas do campi na cidade, sabemos que está escola emprestada pela prefeitura, poderia estar abrigando alunos municipais”, esclareceu.
Humberto Santa Cruz comentou sobre o processo de legalização das terras doadas pela prefeitura. “Estou preocupado em acelerar este processo, precisamos passar pela Câmara de Vereadores para aprovação. Gostaria de encaminhar ao legislativo ainda este mês de maio”, reforçou explicando que o município está em processo de reestruturação do seu Plano Diretor visando oferecer mais infraestrutura e mobilidade urbana também para os futuros estudantes. Fotos – Ascom Lem

Muito bom esse investimento do governo federal na educação. Ficamos por décadas com educação superior restrita a capital, com a UFBA inclusive diminuindo as vagas. Nos últimos anos a expansão tem sido notável.