Detran-Ba divulga campanha do “Maio Amarelo”

outdoor_maioamarelo_duplo02 (3)

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) está participando do movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito internacional “Maio Amarelo”, o projeto nasceu com uma única proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo, durante todo o mês de maio, o órgão realizará comandos educativos com distribuição de material em diversos pontos da capital baiana, além de outdoor em toda a cidade divulgando a ação.

Para o diretor geral do órgão, Maurício Botelho, a adesão do Detran-Ba ao movimento é o primeiro passo para que outras instituições se interessem, “Esperamos que a sociedade apoie esse movimento e nos ajude a promover maior segurança para as pessoas no trânsito, para que possamos diminuir o índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo”, disse.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e, mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortos, feridos e sequelados permanentes no trânsito, mobilizar o seu envolvimento e também dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.

Na carona do sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” irá promover atividades voltadas a conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

E por isso, o seu símbolo não poderia ser diferente do laço escolhido, na cor amarela, que simboliza a atenção e sinalização de advertência no trânsito, e está amplamente consolidada pela sociedade. A escolha propositada do laço como símbolo do movimento vai ao encontro da necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar as cautelas e prudência hábeis a poupá-lo de ser uma vítima.

14.05.08---Verdura

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário