Jornalista é condenado em sentença típica dos anos de chumbo

Boechat
Boechat

O jornalista Ricardo Boechat, da Band e da rádio BandNews, foi condenado a seis meses e 16 dias de prisão por ofensas e calúnias contra o senador Roberto Requião em abril de 2011. “Ontem me avisaram que tinha uma condenação e o jurídico da Band vai recorrer. Não tem muito o que comentar, mas não mudo uma vírgula daquilo que eu disse”, declarou Boechat à imprensa.

Em seu comentário desta quinta-feira(8/5)  para as emissoras de rádio, o senador falou sobre a condenação do jornalista e reafirmou a necessidade da aprovação pela Câmara dos Deputados de seu projeto que garante o direito de resposta por ofensas  e inverdades veiculadas pela mídia. Aprovada no Senado, a proposta está na Câmara, para votação.

“Essa condenação me deixa muito satisfeito com a Justiça do Brasil. Eu sou completamente a favor da liberdade de imprensa, mas a irresponsabilidade de alguns jornalistas tem que ser questionada”, disse o senador paranaense.

Em 26 de abril de 2011, Boechat falou sobre a polêmica causada pelo senador ao ouvir pergunta sobre pensão vitalícia. Além de não responder, Requião se irritou e tomou o gravador da mão de um repórter para tentar apagar a entrevista. À época, o jornalista questionou o valor da pensão e disse, ainda, que Roberto Requião não tem autoridade moral para tirar microfone de ninguém.

A sentença é da juíza Aparecida Angélica Correa, da 1ª Vara Criminal do Fórum Regional de Pinheiros, São Paulo.

A pergunta é a seguinte: a agressão do Senador ao repórter vai ficar impune? Quantos requiões são necessários para encostar na moral de um jornalista sereno como Boechat? Liberdade de imprensa, uma pinoia! Essa sentenças será reformada com facilidade em segunda instância.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Jornalista é condenado em sentença típica dos anos de chumbo”

  1. Rapaz você ficou tão nervoso com a condenação que o português do seu comentário está cheio de erros. Corrija lá, por favor, kkkk

Deixe um comentário