São Paulo, hoje pela manhã: ainda tem gelo nas ruas

 

Foto: NELSON ANTOINE / FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: NELSON ANTOINE / FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Mais de 16 horas após a forte chuva de granizo que atingiu a capital paulista no final da tarde deste domingo, ruas dos bairros Aclimação e Morumbi, na zona sul, permanecem cobertas de gelo.

Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) orientam o trânsito nas áreas mais afetadas, pois a pista escorregadia aumenta o risco de acidentes. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a tendência é que o descongelamento total demore alguns dias para ocorrer.

O meteorologista Thomaz Garcia, do CGE, explica que essa demora está relacionada, entre outras questões, às condições de formação dessas gotículas.

— Além da grande quantidade de chuva, os cristais de gelo se formaram em uma atmosfera muito fria, abaixo de 40 graus °C negativos — explicou. O fato de a superfície terrestre também estar resfriada, com média de 15°C em São Paulo, também dificulta o derretimento.

Garcia destaca que esse fenômeno é mais comum na primavera e no verão. Os bairros mais atingidos pela chuva de granizo foram: Campo Limpo, Morumbi, Aclimação e Vila Andrade, na região sul da cidade.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário