Prefeitura realiza capacitação de Dengue para rede municipal de Saúde

O médico regulador, Thiago Maia, explicou sobre as novas classificações da Dengue, baseado no Protocolo Municipal.
O médico regulador, Thiago Maia, explicou sobre as novas classificações da Dengue, baseado no Protocolo Municipal.

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através da Secretária de Saúde (SEMS) e Diretoria de Vigilância em Saúde (VISA) realizou na tarde desta segunda-feira, 19, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, uma capacitação de Dengue para todos profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agentes de combates as endemias.

De acordo com Franciele Honda, gerente da Vigilância Epidemiológica, é preciso reforçar o hábito de notificar os casos suspeitos da doença. “É através da notificação que conseguimos criar dados para estatísticas e principalmente construir um ponto de ligação entre os técnicos e o local do foco”, explica. Para se ter uma ideia, no comparativo entre os primeiros meses de 2014 e 2013, Luís Eduardo Magalhães obteve uma redução de 84% no número de casos de dengue, segundo dados do Sistema Nacional de Agravos e Notificação (SINAN).

A enfermeira Kuroda, apresentou as equipes que trabalham no combate a proliferação do mosquito transmissor da Dengue e como a prefeitura está investindo na prevenção.
A enfermeira Kuroda, apresentou as equipes que trabalham no combate a proliferação do mosquito transmissor da Dengue e como a prefeitura está investindo na prevenção.

Outro ponto importante é que os profissionais fiquem atentos aos pacientes já diagnosticados com dengue. “É do terceiro ao sétimo dia, quando o paciente está começando a melhorar, que devemos tomar mais cuidado, sendo que nesse período a dengue pode se agravar” observa o médico regulador do município, Thiago Maia.

Thiago destacou ainda alguns cuidados especiais que os pacientes em estado grave precisam ter. “A Dengue atualmente é classificada em quatro tipos A,B,C e D, sendo os dois últimos os que apresentam mais risco de vida ao paciente”, resume.

Além das atualizações do Ministério da Saúde em relação ao manejo da doença, os profissionais receberam orientações para melhor condução do paciente a partir da suspeita da Dengue.

A capacitação serviu ainda para orientar os profissionais do município quanto o preenchimento adequado e as atualizações nos materiais fornecidos periodicamente pelo Ministério da Saúde. De acordo com a enfermeira, Sueli Kuroda, a intenção é que saibamos conduzir melhor os casos de Dengue. “A prefeitura montou um Ecoponto para depósito dos pneus inservíveis. Recolhemos 4.218 pneus, todos foram tratados com larvicida, armazenados e enviados para a cidade de Feira de Santana, no seu destino final”, finalizou.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário