Prefeitura realiza mutirão preventivo do câncer de pele e hanseníase

Ao todo foram realizados 476 atendimentos, com 109 encaminhamentos para pequenas cirurgias e biópsias.

O secretário interino de Saúde, Sérgio Verri, acompanhou o mutirão.

Foram confirmados 10 casos de hanseníase. Esses pacientes já receberam medicação e deram início ao tratamento para cura.

Os casos confirmados de câncer serão encaminhados imediatamente para tratamento em Salvador

O município de Luís Eduardo Magalhães realizou no sábado, 17, a quinta edição do Mutirão Pela Vida Contra o Câncer de Pele e Hanseníase, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS). Ao todo foram realizados 476 atendimentos, com 109 encaminhamentos para pequenas cirurgias e biópsias. Foram confirmados 10 casos de hanseníase. Esses pacientes já receberam medicação e deram início ao tratamento para cura.

Segundo a diretora de Assistência à Saúde do município, Érica Quesado, os casos suspeitos de câncer de pele necessitam do resultado da biópsia para ter seguimento. “Assim que tivermos todos resultados em mãos iremos contatar cada um dos pacientes para informar o diagnóstico. Os casos confirmados serão encaminhados imediatamente para tratamento em Salvador”, disse.

Em cinco anos o Mutirão Pela Vida Contra o Câncer de Mama e Hanseníase atendeu 1.839 pessoas, com 26 registros positivos de carcinoma e 36 de hanseníase. O secretário interino de Saúde, Sérgio Verri, acompanhou o mutirão. Cerca de 50 profissionais entre médicos, enfermeiros e equipe de apoio trabalharam durante o mutirão. Outro que prestigiou o mutirão foi o vereador Deusdete Petronilio.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário