
O líder do Governo na Câmara de Luís Eduardo Magalhães, Jarbas Rocha, fez referência, ontem, à tribuna, da grandiosidade da Bahia Farm Show, feira do agronegócio que começa nesta terça-feira:
-Nem perdas estimadas em 30% da produção de soja, por exemplo, empanaram o brilho da mostra que está sendo realizada.
Jarbas também defendeu a pré-candidatura de Eduardo Salles à Assembleia Estadual:
-Durante o ano passado, quando enfrentamos uma séria luta contra a lagarta Helicoverpa, que comprometeu grande parte da produção, Eduardo Salles esteve 13 vezes em Luís Eduardo, colocando-se ao lado do agricultor como então Secretário da Agricultura.
Jarbas referiu-se, por outro lado, à aquisição da Usina de Asfalto do Município, que espera a liberação de recursos do BNDEs: “Seremos um dos únicos municípios do Estado com capacidade para asfaltar mais por um preço menor”.
Fora breves entrechoques entre Oposição e Situação, protagonizados por Katerine Rios e Sidnei Giachini, de um lado, e Jarbas Rocha, do lado situacionista, a sessão de ontem da Câmara foi morna, encerrando-se antes das 21 h, sem a presença dos vereadores Deusdete Petronílio, Mardonio, Eltinho e Vôga Pelissari. Deusdete tem faltado para atender problemas de saúde do filho, o qual tem que levar a Salvador quinzenalmente. Eltinho justificou, entretanto, sua falta, afirmando que tinha provas na faculdade. Resta saber se ele foi eleito para defender os interesses do povo na Câmara ou para completar a sua faculdade.
Pérola do dia
Guinho da Contem parece ter tomado definitivamente o lugar de Alaídio Castilhos na Câmara. Ontem, quando se preparava a votação de três projetos, um deles de autoria do Zezé da Farmácia, ele interpelou o Presidente da Casa:
-Este projeto não vamos votar, não é, pois o Zezé não está presente.
Acontece que Zezé, que habitualmente senta ao lado de Guinho, estava compondo a Mesa Diretora, no lugar do faltante Eltinho. A risada foi geral.
Candidatura confirmada
O vereador Ondumar Marabá confirmou a sua candidatura à Assembleia Legislativa, com a afirmação:
-Uma cidade de 40 mil eleitores precisa de um representante no legislativo do Estado. Estou encarando essa campanha sem maiores apoios de prefeitos ou deputados, só com a luta dos companheiros.
E deixou uma frase para reflexão dos seus companheiros:
-Que esta Câmara não seja comentada pelas palavras aqui proferidas, mas pelas ideias debatidas.
Ondumar fez também referência ao esforço para a realização da FELEM, que se inaugura na terça-feira, junto com a Bahia Farm Show, dando oportunidade ao pequeno comércio, serviços e, “quem sabe num futuro próximo”, à agricultura familiar.
Cidadão Luiseduardense
Foi confirmado também que no dia 13 de junho Vanir Kölln, presidente do Sindicato Rural de Luís Eduardo e Região, receberá o título de Cidadão Luiseduardense, concedido pela Câmara Municipal.
Ontem foi aprovada, em única votação, a moção de repúdio ao presidente da FAEB – Federação da Agricultura do Estado da Bahia, João Martins, que desrespeitou a Câmara Municipal e o presidente do Sindicato, Vanir Kölln, durante a inauguração das instalações do SENAR na cidade.

