Prefeitura lança portal ambiental na Bahia Farm Show

O município de Luís Eduardo Magalhães ganhou uma nova ferramenta de acompanhamento da situação do Cerrado e das propriedades rurais da região oeste. Na manhã desta sexta-feira, 29, na programação de palestras da décima edição da Bahia Farm Show foi feito o lançamento do Portal Ambiental Municipal (PAM), uma iniciativa da prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária (SEMA) e a Organização Não Governamental (ONG) The Nature Conservancy (TNC) com o apoio da Bunge Alimentos.

A intenção desta parceria é que se melhore a governança, principalmente a área ambiental municipal. A prefeitura receberá informações para aprimorar a malha fundiária da região. “As parcerias são muito importantes. Essa ferramenta vai favorecer o acompanhamento agroambiental das atividades legais e ilegais e ainda irá nos auxiliar a alimentar o Plano Diretor que está em fase de reformulação no município”, observou a secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária (SEMA) de Luís Eduardo Magalhães, Fernanda Aguiar.

Em breve, um novo restaurante.
Em breve, um novo restaurante.

De acordo com o coordenador de projetos em agricultura da TNC, Adolfo Dalla Pria, “esta iniciativa é pioneira na Bahia, Luís Eduardo Magalhães é o primeiro município baiano a implantar este sistema. Formosa do Rio Preto e São Desidério também serão contemplados. O PAM pode ser adaptado de acordo com a necessidade do município, é uma excelente ferramenta de monitoramento para unir forças e avançar nos detalhes do mapa fundiário da região”, explica Dalla Pria.

O mapa geral de propriedades do município irá melhorar a gestão ambiental, porém o portal ainda está em fase experimental e pode ser acessado pelo endereço http://luiseduradomagalhaes.cargeo.com.br. Segundo Aline Leão, especialista em conservação e geoprocessamento da TNC o portal permite a inclusão de informações. “É como um Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) a nível municipal”, conta, destacando que as informações são da prefeitura e a TNC apenas contribui para melhorar as informações disponíveis sobre esses dados.

Outro lançamento foi a Campanha – CEFIR EU APOIO –  Luís Eduardo Magalhães já possui 78% das propriedades rurais cadastradas e a intenção é chegar a 100% nos próximos tempos. O município mais uma vez é referência nacional na área ambiental e agrícola.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário