Lançadas novas cultivares de soja durante Bahia Farm Show

Lançamento novas cultivares de soja2

Os produtores de soja do Oeste da Bahia poderão contar com três novos materiais de elevada produtividade – um convencional e dois transgênicos – para a safra 2014/2015. As cultivares BRS 7980 (convencional), BRS 8180 RR e BRS 8280 RR foram lançadas nesta sexta-feira (30) na Bahia Farm Show 2014.

Desenvolvidos a partir da parceria entre Embrapa e a Fundações Bahia e Cerrados, cultivares os novos materiais tem ampla resistência a nematoides, tolerância à chuva na colheita e produtividade nas áreas de refúgio de Intacta. Os novos materiais se enquadram nos grupos de maturidade 7.9 a 8.2, que abrangem uma grande fatia do mercado de sementes de soja no Bioma Cerrado.

O pesquisador da Embrapa Cerrado, André Ferreira Pereira, explica que as cultivares apresentam ciclo médio (até 130 dias) nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Bahia, e ciclo precoce (até 120 dias) no Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Maranhão. “Além da destacada produtividade, as novas cultivares atendem à necessidade dos produtores de realizar o manejo de resistência de insetos às proteínas inseticidas de Bacillus thuringiensis (Bt) presentes nas cultivares transgênicas, sobretudo com a adoção de áreas de refúgio estruturado”, afirma.

Os novos cultivares se enquadram no grupo de maturidade 7.9 a 8.2, que fazem parte do mercado de semente de soja do Bioma do Cerrado. Na safra 2013/14 das áreas de produção comercial da região Oeste, a produtividade média da BRS 8280 RR, foi de 64 sacas/ha, enquanto a BRS 8180 RR e BRS 8280 RR atingiram 60 sacas / ha. Também esteve presente durante o lançamento o presidente da Fundação Bahia, Ademar Marçal, que ressaltou a importância de parcerias como outras instituições como a Embrapa Cerrados.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário