
A prefeitura através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (SETA) realiza inúmeras atividades para melhoria na qualidade de vida da população de Luís Eduardo Magalhães. Nesta quarta-feira, 04 foi realizado uma pré-chamada, na Escola Municipal Marlei Terezinha Pretto, para o Projeto Floresce Jardim das Oliveiras. A ideia deste é que todas as Secretarias da prefeitura desenvolvam atividades no bairro Jardim das Oliveiras e a comunidade possa viver com mais dignidade.
O encontro reuniu mais de 160 pessoas entre jovens e adultos moradores do bairro. A secretária da pasta e primeira-dama, Maira de Andrada Santa Cruz, iniciou a apresentação das ações que serão desenvolvidas e posteriormente os participantes deram sugestões, completando a lista de atividades do Projeto.

De acordo com Maira de Andrada, foi realizada uma pesquisa com um levantamento prévio das necessidades da comunidade “Vamos trabalhar com questões que surtam efeito e as pessoas que não tem oportunidades de geração de emprego e renda consigam até mesmo iniciar um próprio negócio”, explicou.
O Projeto Floresce Jardim das Oliveiras irá oferecer cursos de qualificação profissional em diferentes áreas: pintura, cabeleireiro, depilação e outros. A moradora do bairro, Claudicélia de Alencar, conhecida como Rita, estava empolgada com a ideia da prefeitura.
“Nós nunca tivemos essa oportunidade aqui, no meu caso estou precisando de uma renda e fazer cursos sem ir para locais distantes é muito bom para mim”, relatou.
A diretora da Escola Municipal Marlei Terezinha Pretto, Nilmair Dalva, destaca que esse tipo de ação transforma o ambiente familiar e gera um ciclo de ações positivas do bairro, trazendo resultados até mesmo para as dinâmicas de aprendizado dentro da sala de aula.
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – O prefeito Humberto Santa Cruz informa que nos próximos tempos, com o início das atividades do Projeto Floresce Jardim das Oliveiras, irá implantar uma unidade do CRAS no bairro.
Hoje o Jardim das Oliveiras tem 1.200 habitações da primeira fase, mais 1.800 lotes vendidos, em fase de construção da infra-estrutura, que devem ser acrescidos às 900 habitações do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Conforme a média de 3,4 habitantes por unidade familiar, verificada pelo IBGE no Censo de 2010, isso projeta uma população de mais de 13 mil pessoas vivendo no Bairro num período muito curto de tempo. Conforme o Prefeito anunciou ontem, numa breve passagem pela reunião realizada, será construída uma nova escola do ensino fundamental e o Centro de Assistência Social. O bairro necessita também de um centro de saúde (hoje é atendido no Jardim das Acácias), equipamentos de lazer (como a quadra que está sendo construída), instalações para um feira livre e uma escola secundária, esta de responsabilidade direta do Estado.
Ações meritórias como o EJA – Educação de Jovens e Adultos já estão em desenvolvimento. Agora é necessária apenas uma escola técnica, como as desenvolvidas pelo SESI, SENAR e SESC para a formação de jovens aprendizes.
Quando se constroem escolas, evita-se a construção de centros de reabilitação de menores e de presídios.

gostaria de saber a caracterizacao do cras do jardim das oliveiras.