Meteorologia alerta para entrada do “El Niño” este ano

el-nino

Um alerta da Organização Meteorológica Mundial publicado hoje diz que o fenômeno “El Niño” – aquecimento das águas do Pacífico – tem uma possibilidade de estabelecimento de 60% entre junho-agosto e de 75 a 80% entre outubro e dezembro, o que significa, tradicionalmente, em aumento de temperaturas no hemisfério sul, em especial no norte do Brasil. O fator climático pode também significar chuvas excessivas em sistemas ao sul do continente. O aumento das temperaturas médias de maio pode ser uma demonstração da entrada do fenômeno.

O alerta não especifica, mas os dois anos ruins de chuva no Nordeste do País podem significar que “El Niño” vem exercendo sua influência neste período. As chuvas nos estados do Sul do País e na Argentina, na safra 2013-2014, só confirmam essa perspectiva.

são juão

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário