Copa não influencia números das pesquisas pré-eleitorais

3 candidatos

Por Lauro Jardim

A nova pesquisa do Datafolha, que será publicada amanhã pela Folha de S. Paulo, mostrará Dilma Rousseff com 38% das preferências do eleitorado. Em seguida, Aécio Neves aparece com 20% e Eduardo Campos com 9%.

Em comparação com a sondagem anterior do Datafolha, publicada no dia 6 de junho, Dilma subiu quatro pontos percentuais, Aécio um ponto e Campos dois pontos percentuais.

Se a comparação, porém, for com  uma pesquisa mais recente, a do Ibope de duas semanas atrás, mais precisamente do dia 19, Dilma, Aécio e Campos caíram um ponto percentual cada.

Neste caso, pode-se inferir que o sucesso inegável da Copa não ajudou Dilma em nada. Mais: não mexeu no quadro eleitoral, pelo menos ainda.

pesquisa

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Copa não influencia números das pesquisas pré-eleitorais”

  1. A Veja não toma jeito mesmo. Olhando para o gráfico acima que mostra uma queda constante a quatro pesquisas e que no último levantamento mostra a interrupção daquela tendência e uma inversão no sentido apresentando crescimento acima da margem de erro não é nada? Fiquei confuso agora. Independente de votar ou não em A, B ou C, fato é fato, e não acho correto essa tentativa de manipulação.

Deixe um comentário