Fracasso de novo: Brasil leva outra goleada em despedida melancólica

Quanto Felipão ganhou para convocar alguns perebas conhecidos? Foto-Celio-Messias-VIPCOMM
Quanto Felipão ganhou para convocar alguns perebas conhecidos? Foto-Celio-Messias-VIPCOMM

A Holanda ganhou o jogo contra o Brasil por 3 x 0 e conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo de 2014, em partida no Estádio Nacional de Brasilia. Com o resultado de hoje (12), a Holanda conseguiu sair da Copa invicta, já que a partida contra a Argentina na semifinal terminou empatada. O time europeu foi eliminado após perder na disputa de pênaltis. Já o Brasil não conseguiu amenizar a derrota contra a Alemanha por 7 x 1, nesta segunda derrota consecutiva.

O primeiro gol da partida de hoje foi marcado logo no início da partida, aos dois minutos do primeiro tempo. Robin van Persie abriu o placar em cobrança de pênalti. Em uma arrancada, Robben foi puxado por Thiago Silva. Mesmo com a falta fora da área, o árbitro argelino Djamel Haimoudi marcou o pênalti e deu cartão amarelo para o jogador brasileiro.

Durante o primeiro tempo, Robben também levou cartão amarelo por cometer falta em Paulinho. Outro cartão amarelo foi recebido por Jonathan de Guzmán.

Daley Blind fez o segundo gol contra o Brasil aos 15 minutos do primeiro tempo. Julio Cesar segurou outras duas bolas lançadas por Persie. E o Brasil ficou só nas tentativas de fazer gol. Ainda no primeiro tempo, por exemplo, o  goleiro Cillessen segurou uma bola lançada por Oscar. No segundo tempo, David Luiz cobrou falta, mas o goleiro holandês voltou a defender. No total, o Brasil fez cinco finalizações a gol, assim como a Holanda.

Para o segundo tempo, o técnico Luiz Felipe Scolari substituiu Luiz Gustavo por Fernandinho, que recebeu um cartão amarelo por falta em Persie. Scolari fez ainda mais duas substituições: trocou Paulinho por Hernandes e Hulk entrou no lugar de Ramires. Fred, muito criticado por não fazer gols durante o Mundial, ficou no banco de reservas durante toda a partida. Neymar assistiu ao jogo no banco de reservas. Ele também não jogou contra a Alemanha porque sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar na partida das quartas de final contra a Colômbia, no último dia 4.

No segundo tempo, Oscar recebeu cartão amarelo por simulação de pênalti. Nessa jogada, Blind se machucou e saiu de campo, substituído por Daryl Janmaat.

O terceiro gol da Holanda foi feito por Georginio Wijnaldum no final do segundo tempo, aos 45 minutos. O segundo tempo teve ainda cinco minutos de prorrogação. No final do jogo, aos 46 minutos, o goleiro reserva Michel Vorm substituiu Cillessen. Ele ainda não tinha participado da Copa.

O futebol da firula, do balãozinho inconsequente, do toquinho de lado, dos baixinhos talentosos, morreu nesta terça-feira que passou e foi enterrado hoje, mal-cheiroso, diante de vaias uníssonas no Estádio Mané Garrincha, justo aquele que homenageia a imagem do seu inventor.

De agora em diante, mesmo com a perpetuidade de cartolas de má índole, encastelados no CBF, devem ser priorizados os atletas, o jogo de presença em campo e domínio estratégico.

Assim como saiu barato os 7×1 diante da Alemanha, os 3×0 contra a Holanda saíram ainda bem em conta. Se a Holanda estivesse disputando uma semi-final com o Brasil, descansada, sem os ônus de duas prorrogações, estaríamos fritos.

 

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Fracasso de novo: Brasil leva outra goleada em despedida melancólica”

Deixe um comentário