Normas para refúgio na lavoura serão implantadas em 6 meses

refugio

O ministro da Agricultura, Neri Geller, disse nesta quinta-feira (24/7) que as normas para a utilização do refúgio no Brasil devem ser implantadas dentro de quatro a seis meses. De acordo com ele, as discussões estão em fase final e envolver governo, empresas, setor produtivo e instituições de pesquisa.

“É uma necessidade e está sendo concluída a discussão. Vamos implantar dentro de critérios técnicos em um prazo de quatro a seis meses”, disse Geller.

O refúgio é utilizado para evitar a criação de resistência a tecnologias usadas nas lavouras, especialmente a BT. Consiste no plantio de um porcentual de sementes convencionais junto com as transgênicas para manter a população de pragas sensível à tecnologia. A regulamentação desta prática é defendida por representantes do setor. E as próprias empresas fornecedoras das tecnologias têm suas recomendações para cada cultura. Do Globo Rural.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário