A ‘Tecnologia de Pulverização Aérea’ foi tema do treinamento, ministrado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em parceria da Embraer, Syngenta e a Aiba, que capacitou cerca de 70 profissionais da área, especialmente engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, nos dias 28 e 29 de julho, no Centro de Treinamento da Abapa, em Luís Eduardo Magalhães.
“Esse é o segundo treinamento de pulverização aérea que ministramos em parceria com a Syngenta. Queremos proporcionar cada vez mais capacitações que tragam conhecimentos práticos e teóricos para as atividades agrícolas. Hoje todos os setores sofrem com a carência de mão de obra especializada, e o programa de treinamentos da Abapa vem ao encontro das necessidades dos associados em buscar trazer cada vez mais tecnologia para o campo”, disse a presidente da Abapa, Isabel da Cunha.
Dentre as vantagens da pulverização aérea, o engenheiro agrônomo, Yasuko Ozeki, destacou a velocidade de operação, podendo fazer até 400 ha por hora de voo; a eficiência, principalmente em época chuvosa, quando é impossível transitar com o trator no meio da lavoura; a minimização de perdas por pisoteamento.
“Temos que fazer uma operação adequada e segura, levando em consideração todas as questões de segurança”, alerta o engenheiro.


