Foi divulgada nesta sexta-feira (15) uma nova pesquisa que revela mais uma vez a liderança dos candidatos da oposição na disputa eleitoral na Bahia. Para o Senado Federal, o resultado do Ipespe/Bahia Notícias consolidou a primeira posição do peemedebista Geddel Vieira Lima, que obteve 36% das intenções de voto. O segundo colocado, Otto Alencar (PSD), apareceu com 19%, e Eliana Calmon (PSB) com 6%, em terceiro lugar. Vale ressaltar que na pesquisa espontânea, quando os entrevistados indicam aleatoriamente o nome dos candidatos que votariam para senador, Geddel também aparece à frente, com o dobro das intenções de voto de Otto. Foram entrevistados 1.800 eleitores, de 75 municípios baianos, entre os dias 8 e 12 de agosto.
No atual cenário político, a pesquisa indica ainda a vitória do candidato democrata ao governo da Bahia, Paulo Souto, já no primeiro turno, com 47% dos votos, contra 14% do candidato do PT, Rui Costa, e 9% de Lídice da Mata (PSB), percentual acima da soma dos votos válidos de seus adversários. A liderança de Paulo Souto também se repete na pesquisa espontânea.
“Eu e Paulo Souto recebemos esses números com muita humildade, mas também com alegria. Fiquei muito feliz com o reconhecimento do nosso trabalho e vamos crescer mais. É isso que nós temos visto e sentido nas ruas durante nossas andanças pela Bahia”, admitiu Geddel.
A pesquisa Ipespe/ Bahia Notícias mediu ainda o índice de aprovação do governo por sete regiões da Bahia. No extremo oeste e no nordeste do estado, Wagner aparece com 42% de aprovação, quando a administração é considerada ótima ou boa.
O governador, prestes a terminar seu segundo mandato à frente do Palácio de Ondina, é avaliado como ruim ou péssimo por 34% dos entrevistados na região sul da Bahia e por 30% dos eleitores questionados no centro-sul do estado – onde ele aparece com os piores índices. Na região centro-norte, o petista apresenta a maior verificação regular, por 47% dos entrevistados.


