O Babesp, instituto de pesquisa vinculado ao deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), registrou uma nova pesquisa de intenções de voto à sucessão estadual no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com previsão de divulgação na próxima semana. Desde ontem e até o próximo dia 25, segunda-feira, o Babesp aplica dois mil questionários em 84 municípios baianos.
A nova pesquisa inclui no cenário a candidatura presidencial de Marina Silva (PSB) e uma simulação de segundo turno com a candidata ao governo Lídice da Mata (PSB), que havia ficado de fora do primeiro levantamento, motivo porque o partido dela decidiu impugnar a sondagem, sem sucesso, na Justiça Eleitoral.
A primeira pesquisa foi questionada judicialmente também pelo DEM, que viu em suas perguntas um viés tendencioso. Os partidos questionaram também porque o Babesp anterior não divulgou os números para o Senado e a avaliação do governo Jaques Wagner (PT). A disputa ao Senado também deve ser avaliada pelo instituto.
Vamos ver se a propaganda gratuita no rádio e na televisão surte resultados para o candidato governista. Particularmente, ainda não consegui ver nenhum horário eleitoral, porque a minha prosaica antena convencional não está funcionando direito. Hoje em dia, até o pessoal do Bolsa Família tem parabólica ou TV paga. A Tv local está relegada a um terceiríssimo plano.

