
Se existe um estado onde o eleitorado está bem dividido é o Paraná. Lá, a ex-senadora Marina Silva tem 29%; e a presidente Dilma, 28%. O empate no Estado também envolve Aécio, que está com 24%, por causa da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais.
Crentes mudam de estação.
Os 3% do pastor Everaldo ficaram reduzidos a pó nas pesquisas desta semana. Ele perdeu mais de 2/3 de seus eleitores, caindo para 1%. Os eleitores parecem ter caído direto nos braços de Marina, também ela candidata de firmes convicções religiosas.
PHS da Bahia perde toda a nominata de candidatos
Todos os 18 pedidos de registro de candidatura do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), entre deputados estadual e federal, para as eleições deste ano foram negados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Os julgamentos ocorreram em diversas sessões, sendo o último ocorrido no dia 20 deste mês. De acordo com o Tribunal, o partido pode interpor recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com isso, o partido fica impossibilitado de disputar as eleições deste ano pelo Estado. O motivo para a série de indeferimentos, indica o TRE, é a dissidência do diretório estadual da legenda.
Um primeiro grupo decidiu compor a coligação do Democratas, “Unidos Pela Bahia”, mas uma nova comissão provisória, em segunda convenção, passou a integrar a coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, do Partido dos Trabalhadores (PT), sob orientação do diretório nacional.
De acordo com o TRE, a Corte entendeu que a decisão do diretório nacional anula a covenção estadual e não reconheceu a validade da primeira decisão em âmbito estadual. Diante disso, o TRE considera que não há convenções consideradas válidas, o que é uma das condições de elegibilidade necessárias para a oficialização das candidaturas.
Novas pesquisas hoje e no final de semana
Três pesquisas estão engatilhadas na Bahia. Hoje, saiu a versão estadual do Ibope, na TV Bahia; e, à tarde, o Babesp (DataNilo) também divulga a sua. No início da próxima semana sai a da Sensus, encomendada por A TARDE, TV Aratu e Rádio Metrópole no projeto Vota Bahia.
Segundo Bapesp Souto vence 2º turno em qualquer circunstância
Dados detalhados da pesquisa Bapesp – Bahia Pesquisa Estatística apontam que nas simulações de 2º turno na Bahia, o candidato Paulo Souto (DEM) venceria as eleições, independente do adversário ou da associação deles com outros políticos.
Numa simulação contra Rui Costa (PT), Souto teria 47% das intenções de voto, enquanto o petista ficaria como opção para 30% dos eleitores entrevistados. Nesse cenário, 15% não sabem e 8% votariam em branco ou nulo. Na disputa entre o democrata e o petista, associados a apoiadores, o cenário é similar, com pequenas mudanças de percentuais.
Souto ficaria com 46% das intenções de voto quando citado ao lado de ACM Neto (DEM) e Aécio Neves (PSDB) e Rui fica com 32% ao ser associado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à presidente Dilma Rousseff e ao governador Jaques Wagner. Brancos e nulos somariam 8% e 14% não sabiam responder com esse cenário.
