Pauta para o agronegócio: MP debate agrotóxicos

O uso de agrotóxicos e seus impactos no meio ambiente e para a saúde de trabalhadores e consumidores são debatidos durante um encontro nacional que está sendo realizado hoje, dia 27, e amanhã, dia 28, no auditório da sede do Ministério Público do Estado da Bahia, em Salvador. Promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o evento tem o objetivo de discutir a atuação do MP brasileiro no combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos e de promover a articulação com órgãos de controle e a sociedade civil.

Desde 2008, o Brasil é apontado como o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Conselho Nacional de Saúde Alimentar e Nutricional (Consea) e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) indicam, em documentos recentes, que a intoxicação e contaminação de pessoas e animais, do solo e da água estão comprometendo a qualidade alimentar, a saúde humana e a sustentabilidade de diversos biomas. O encontro será realizado das 8h30 às 18h, no dia 27, e das 9h às 12h, no dia 28.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário