Programa “Soja Plus” tem início na Bahia

Uma palestra com o tema “Qualidade de Vida no Trabalho”, marca a estréia do Programa Soja Plus na Bahia. Fruto de um convênio entre a Aiba e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Programa oferece capacitação, gratuita, para o produtor rural sobre gestão econômica, social e ambiental das propriedades.

Durante a capacitação, gerentes de fazendas e produtores associados da Aiba, estão ampliando conhecimentos que vão desde os cuidados necessários para a contratação de funcionários até como se evitar acidentes de trabalho. De acordo com a instrutora da Abiove, Marly Morais, a capacitação tem caráter preventivo. “Essas orientações objetivam adequar as atividades da fazenda, de maneira que cumpram as exigências do mercado e diminuam os índices de acidentes de trabalho e de meio ambiente”, explicou Marly Morais.

Para o coordenador técnico da Fazenda Granflor e participante do curso, Cássio Lacerda, a palestra trouxe conhecimentos que vão acrescentar às práticas cotidianas da fazenda. “Os conhecimentos adquiridos servirão para que os produtores enfrentem dificuldades diárias da produção e melhorar o trabalho que vem sendo feito”, afirmou.

Os treinamentos estão ocorrendo nas principais comunidades agrícolas da região e os produtores interessados poderão participar, sem custo, nos locais citados abaixo, sempre das 8 às 13 horas.

 

Rosário 02/set Auditório da Abapa
Roda Velha 03/set Auditório da Abapa
Bela Vista 04/set Clube da comunidade
Luís Eduardo 05/set Auditório da Fundação Bahia

“Nessa primeira etapa, o programa atenderá a 250 produtores, de nove municípios do Oeste e disponibilizará também ferramentas de gestão, entre elas, manuais, kits de primeiros socorros, vídeos e placas de sinalização”, disse Bernardo Pires, diretor de Sustentabilidade da Abiove. Segundo ele, o Soja Plus oferece formação continuada e os próximos cursos acontecerão a partir de 2015, com temas relacionados a construções rurais e o novo Código Florestal.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário