O Instituto Ibope registrou na Justiça Eleitoral duas pesquisas de intenção de voto para presidente da República, uma com aferição no Estado de São Paulo e outra, no Brasil inteiro. De acordo com registro no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a equipe do instituto está nas ruas desde quinta-feira, 28, para entrevistar 1.806 eleitores no Estado paulista e 2.506 em todo o território nacional.
As sondagens foram contratadas pela Globo Comunicação e Participações e pelo jornal O Estado de São Paulo. O resultado deverá ser divulgado na próxima terça-feira, dia 2 (estadual) e na quarta-feira, 3 (nacional). As pesquisas foram protocoladas sob o registro BR-00492/2014, no caso da pesquisa em São Paulo, e BR-00514/2014 na sondagem de abrangência nacional.
Datafolha
Pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial, divulgada nesta sexta-feira (29), indica uma situação de empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB. Cada uma aparece com 34% das intenções de voto. A seguir, vem o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%.
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora alcançou 50% contra 40% da presidente. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma, 43%.
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:
– Dilma Rousseff: 27%
– Marina Silva: 22%
– Aécio Neves: 10%
– Outras respostas: 3%
– Em branco/nulo/nenhum: 3%
– Não sabe: 32%
Pela involução de Aécio, o Senado terá de volta um representante dos mais ativos. Ele tem emprego garantido até o final de 2018, mas deve voltar com força nas eleições desse ano. Por enquanto ele poderá ser encontrado em seu endereço parlamentar, Anexo I, 11º andar salas 1 a 6, no Edifício do Senado Federal.




